Qual o papel dos inibidores de Jak em pacientes com AR+DPI?

Qual o papel dos inibidores de Jak em pacientes com AR+DPI?

Os inibidores da Janus quinase (Jak) têm se mostrado uma alternativa terapêutica promissora para pacientes com artrite reumatoide (AR) associada à doença pulmonar intersticial (DPI), uma complicação que pode limitar severamente a qualidade de vida e impactar o prognóstico. Tradicionalmente, o manejo da AR+DPI exige cautela, já que muitos imunossupressores utilizados no controle da AR podem piorar a função pulmonar. Nesse cenário, os inibidores de Jak surgem como uma opção interessante por sua ação imunomoduladora seletiva e potencial efeito antifibrótico indireto, embora os dados ainda sejam limitados.

📲 Confira dentro do App o resumo do nosso artigo da semana, que traz os resultados de uma coorte francesa com 42 pacientes com AR+DPI em uso de inibidores de Jak. O estudo avaliou a segurança e a eficácia desses agentes nesse perfil de pacientes, observando estabilidade da função pulmonar na maioria dos casos, com poucos eventos adversos pulmonares significativos. Esses achados reforçam a viabilidade do uso dos iJak como parte da estratégia terapêutica em pacientes com AR+DPI, especialmente quando há necessidade de controle articular ativo e preocupação com a toxicidade pulmonar de outros fármacos.

📲Confira dentro do App o resumo do nosso artigo da semana, que traz os resultados dessa coorte francesa que incluiu 42 pacientes com AR+DPI em uso de ljak.

Autor do post

Pneumologia