Prostatectomia radical versus radioterapia estereotáxica para Câncer de próstata clinicamente localizado: resultados do Estudo Randomizado PACE-A
🩺 Prostatectomia Radical vs Radioterapia Estereotáxica (SBRT) para Câncer de Próstata Localizado: Resultados do Estudo Randomizado PACE-A 🧑⚕️
As opções de tratamento para o câncer de próstata localizado incluem Prostatectomia (PTR), Radioterapia (RT), incluindo o uso da Radioterapia Estereotáxica (SBRT) 📡, e a Vigilância Ativa (VA) 👀. Dados do estudo Protect mostraram sobrevida global (SG) semelhante entre os grupos, porém com maior incidência de metástases no grupo de VA.
Atualmente, técnicas avançadas como a PTR Robótica 🤖 e SBRT oferecem mais precisão e eficácia no tratamento 🔬. O estudo PACE-A avaliou a qualidade de vida comparando PTR Robótica e SBRT. Foi um estudo de fase 3, incluindo 123 pacientes 👨🔬 com câncer de próstata de risco baixo a intermediário (T1c-T2c, NO-X, MO-X), Gleason ≤ 3+4 e PSA ≤ 20 ng/ml.
Para SBRT, apenas a próstata de baixo risco e 1cm das vesículas seminais em casos intermediários foram tratados, com margens de 4-5mm para o PTV (3-5mm para a parte posterior) e uma dose de 36.25Gy em 5 frações 💉, aplicadas 1-2x por semana. A dose de 40Gy no CTV era permitida, e o uso de hormonioterapia não foi autorizado 🚫.
Endpoints primários 📊: número de absorventes urinários por dia para controlar vazamentos 💧 (0 x ≥1 absorventes/dia) e toxicidade gastrointestinal em 2 anos. Endpoints secundários: toxicidade relatada por médicos 🩹, função sexual 🛌 e outros PROs (desfechos relatados pelos pacientes). Leia completo pelo App Teraquiz!
#Oncologia #CâncerDePróstata #Radioterapia #Prostatectomia